top of page

Corpo Docente

Permanentes

Linha de
Pesquisa

Área de Atuação

Lattes

1

Caracterização de Modelos animais em psicofarmacologia e estratégias pré-clínicas de tratamento dos transtornos mentais e da dependência química.

2

• Linha de antimicrobianos: objetiva-se o estudo da atividade antimicrobiana (antibacterianas, antifúngica e antivirais) de plantas medicinais da região sul da Bahia;
•Plantas medicinais e a saúde humana: objetiva-se a avaliação do uso de plantas medicinais pela população com foco na saúde humana.

2

• Microbiologia Aplicada

2

• Genética e Biologia molecular aplicadas ao estudo de patologias humanas
• Biomarcadores e genética molecular no estudo de desordens crônico-degenerativas;
• Papel de microRNAs em doenças crônico degenerativas, como infarto agudo do miocárdio e outras cardiopatias
• Papel de microRNAs em doenças oncológicas"

2

Obesidade na infância e na  adultez.

1

(UFSM - Santa Maria/RS)
Estudo pré-clínico das bases neurais da dependência química. Estudo de métodos alternativos para o tratamento da droga adição.

2

Determinantes e consequências da inatividade física e do comportamento sedentário de jovens e adultos.

1

• Investigação do potencial de substâncias em apresentar efeitos recompensadores ou ainda para o desenvolvimento de dependência;
• Estudos de substâncias alternativas (com ênfase em Psicodélicos e Psicobióticos), que possam ser usadas na terapêutica dos transtornos por uso de substâncias tanto como inibidoras como atenuadoras, além de seus possíveis mecanismos de ação.

2

• Efeitos da melatonina e modulação de sua produção em processos fisiopatológicos. : papel da melatonina frente a processos fisiopatológicos, mecanismos de ação envolvidos e modulação de sua produção pela glândula pineal ou por fontes ""extra-pineais";
• Cronobiologia - ritmos biológicos e a saúde humana: saúde mental e a aplicabilidade da cronobiologia em diversas áreas da saúde, como na medicina e em terapias psicológicas.

2

Bioprospecção de produtos naturais com atividade leishmanicida e imunomodulatória: triagem e identificação de compostos naturais presentes em plantas selecionadas da biodiversidade brasileira com atividade contra protozoários do gênero Leishmania sp. e que tenham ação imunomodulatória ou que sejam potenciais drogas de espectro amplo contra outros parasitas.

1

(UMMC - Mississipi - EUA)
• Estudos dos mecanismos neurobiológicos da dependência química em modelos pré-clínicos;
•  Estudo da relação entre dependência química e sono, com ênfase no estudo da dependência de drogas hipnóticas e estimulantes. 

2

Aspectos moleculares e análise de biomarcadores na avaliação de mecanismos fisiopatológicos, evolução clínica e monitoramento terapêutico de Hemoglobinopatias, Leucemias e outras desordens hematológicas.

2

Estudo de doenças infectocontagiosas, especialmente doenças causadas por vírus humanos, como HTLV, HIV, CMV e HPV. Os trabalhos envolvem o diagnóstico molecular dos agentes virais e a identificação de fatores de risco para a manifestação de doença.

Colaboradores

Linha de
Pesquisa

Área de Atuação

Lattes

2

Aspectos Psicofisiológicos e Exercício Físico

2

Promoção da Saúde, Prevenção e Controle de Agravos. Estudos relacionados à vigilância e monitoramento de fatores de risco e proteção para doenças crônicas e causas externas, tendo como recorte populacional de interesse: a Saúde da Mulher, a Saúde do adolescente, e a Saúde do trabalhador.

bottom of page