top of page

Apresentação

O Programa de Mestrado em Ciências da Saúde da UESC promove a formação para o ensino superior de qualidade e o desenvolvimento da pesquisa, voltada para questões básicas e aplicadas em saúde e que contribuam para a inovação e o aperfeiçoamento acadêmico, científico e tecnológico no estado da Bahia. É parte integrante do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UESC, no que diz respeito à consolidação e expansão de programas de pós-graduação stricto sensu, nas áreas de Ciências da Vida, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas.

Esta proposta é um esforço conjunto de um Grupo de Trabalho, composto por docentes e pela direção do Departamento de Ciências da Saúde (DCS) e docentes dos departamentos de Ciências Biológicas (DCB) e Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET). Reúne, portanto, um coletivo de perfil multidisciplinar com reconhecida atuação nas atividades de ensino e de pesquisa, e competências para acolher os futuros mestrandos do campo da saúde e de áreas afins. Um corpo docente que busca articular profissionais que atuam nas ciências básicas com aqueles da área profissional, e cumprir, mediante essa interação, a missão pedagógica e de produção e aplicação de conhecimentos para resolução de problemas relacionados ao processo de saúde e doença, à qualidade de vida e ao desenvolvimento econômico e social da região de influência da universidade, sem perder de vista sua atuação nacional e internacional.

Histórico do Programa

 

 

O PPGCS foi aprovado pela CAPES em 2015 e a primeira turma teve início em 2015/2, com o ingresso de 10 alunos.

Histórico do Programa

Equipe

Coordenadora: Profa. Dra. Aline Oliveira da Conceição

Vice-Coordenador: Prof. Dr. Eduardo Ary Villela Marinho

Equipe técnica: Anne Mota Vinhas Correia 

Membros do Colegiado

Aline Oliveira da Conceição (coordenadora)

Eduardo Ary Villela Marinho (vice-coordenador)

Alexandre Justo De Oliveira Lima (membro docente)

Eduardo Koji Tamura (membro docente)

Milena Magalhaes Aleluia (membro docente)

Sandra Rocha Gadelha Mello (membro docente)

    Jociele Sales De Souza (representante discente)

    Aritana Pereira Ramos (representante discente suplente)

Equipe

Estrutura Curricular

O Mestrado conta com componentes curriculares definidos como 4 disciplinas obrigatórias, totalizando 10 créditos, 1 crédito Estágio de Docência e 2 créditos em Atividades Complementares. O estudante deverá cursar, ainda, um mínimo de 11 créditos em disciplinas optativas e obter aprovação no Exame de Qualificação e na Defesa da Dissertação.

Clique no código da disciplina para ver a ementa.

Disciplinas Obrigatórias

Disciplinas Optativas

Atividades Obrigatórias

Estrutura Curricular
bottom of page